Dica Tripla:Filmes sobre trangêneros

Como uma forma de sugerir rapidamente sempre BONS filmes (por que seriam os ruins, não é mesmo?) de uma forma dinâmica e temática, começo hoje o post Dica Tripla.

Então sempre que eu reunir 3 bons filmes sob um tema comum, eis aqui…

Hoje um tema atualmente bem debatido e que sempre gera dúvidas e curiosidades: a transexualidade. Acredito, nunca se falou tão abertamente sobre o assunto como agora (aja ou não preconceitos), embora ele sempre tenha sido um tema, é verdade.

Por ordem de preferência…

  1. Garota dinamarquesa (2015)

Em alta pelo Oscar 2016, é um filme muito bonito. De fotografia e figurinos impecáveis, atuação competente e uma sensibilidade óbvia em cada frame. Conta a história de um pintor que, dado a circunstâncias específicas, acorda para a verdadeira identidade que manteve adormecida por anos. É uma história biográfica e Lili Elbe foi uma pioneira no que se refere à mudança de sexo.

2. Meninos não choram (2000)

Outra história biográfica, no entanto mais atual e menos poética que a primeira, eu diria. Esse filme conta o caso de Teena Brandon, uma mulher com um óbvio problema de identidade sexual que, por falta de recursos e apoio, arriscou mentir para todos no novo lugar em que se estabelece. Teena se traveste e comporta como homem, o que é bastante convincente, mas problemático na resolução das coisas. Vale a pena ver! O desenvolvimento é um pouco lento, mas compensatório.

3. Transamérica (2005)

O terceiro e último não é biográfico como os outros, mas é igualmente importante na discussão do tema e também conta com uma atuação poderosa da personagem principal. Nesse filme um homem, prestes a fazer sua cirurgia final, descobre que tem um filho na cadeia e precisa lidar com isso antes de obter o aval de sua psicóloga. É mais um filme estilo road e seus aspectos do gênero. De todos é o que menos gosto, mas entretém muito bem.

P.S.: (Curiosidade!) Todos os protagonistas desses filmes foram indicados ao Oscar na categoria principal de melhor ator\atriz.

(Curiosidade 2!) O verdadeiro rosto de Lili Elbe e Teena Brandon, respectivamente.

Deixe um comentário